Qual é a nossa?

lOGO COLETIVO RP!O Roque Pense! surgiu em 2011, na periferia do Estado do Rio de Janeiro, como uma ideia de realizar um circuito de bandas de rock, mas com mulheres. Seus shows, intervenções e fanzines se desenvolveram no seio da rede afetiva e cultural da Baixada Fluminense, com uma proposta de construir uma cultura antissexista, ou seja, contra a discriminação pelo gênero.

A ideia se materializou no Festival Roque Pense!, que, ao longo de três edições, se consolidou como um dos mais importantes festivais de rock com protagonismo feminino do país. Nesse rolê foram criadas a RP! Rádio Web, o Boletim RP!, o Catálogo RP!, o Laboratório RP! e o Canal RP!, que são instrumentos de acesso das mulheres aos meios de produção e consumo de bens culturais.

Foto Vitoria Tavares

 Esse processo foi pensado para empoderar mulheres dos campos das Artes, da Música, da Produção Cultural, do Audiovisual e da Cultura Digital, produzindo rock e cultura urbana em consonância com a agenda de direitos das mulheres, discutindo participação política, divisão sexual do trabalho e violência doméstica, o que o consolidou como um movimento essencialmente feminista.
Hoje somos uma rede de mulheres criativas que produzem suas próprias histórias no circuito independente, com mulheres e antissexista.

    Contatos:
    roquepense@gmail.com

Pin It on Pinterest

Share This